Vacinas vivas

Vacinas vivas:

  • normalmente são aplicadas por vacinação massal (ex. via spray ou água de bebida)
  • são baratas
  • induzem imunidade local e também sistêmica
  • causam alguma reação vacinal que podem ser observadas por alguns dias após a aplicação

Cepas de vacinas vivas

Cepas Massachusetts

  1. Vacinas H120 e H52
    Os representantes mais comuns de vacinas dos sorotipos Massachusetts são as cepas conhecidas como H120 e H52. O número representa o número de passagens às quais essas cepas foram submetidas para chegar ao seu nível específico de atenuação. Assim, a vacina H120 é mais atenuada do que a H52.
    • Vacina H120 - uma vacina suave, geralmente utilizada para as primeiras vacinações. Ela não induz imunidade duradoura. Consulte Nobilis® IB H120.
    • Vacina H52 - Utilizada apenas em galinhas já vacinadas anteriormente e gera uma imunidade mais duradoura. Sua desvantagem é a patogenicidade residual que causa em galinhas desprotegidas. Vacinas mais novas, como a Nobilis® IB Ma5, combinam as vantagens da cepa H120 sem as desvantagens da H52.
  2. Vacina Ma5
    Uma vacina suave que pode ser utilizada como componente único. Ela também pode ser inclusa em primeiras vacinações em programas que utilizam vacinas IB 4/91 e vacinas inativadas para a proteção ampla contra diferentes sorotipos de VBI. Consulte Nobilis® IB Ma5.

Cepas variantes

  1. VacinaIB 4/91
    Contém uma cepa do sorotipo 4/91 para proteção específica contra esse tipo de VBI. Combinada com a Ma5 e com as vacinas IB multi, confere uma ampla proteção. Consulte Nobilis® IB 4/91
  2. Vacina IB 274
    Contém uma cepa do sorotipo D207 para proteção específica contra esse tipo de VBI ou contra sorotipos relacionados. Combinada dom a Ma5 e com as vacinas IB multi, confere uma ampla proteção.

Para maiores informações, consulte Sorotipos e protectotipos.