Biossegurança para prevenir a propagação da Bronquite Infecciosa

Práticas básicas de manejo, como acesso limitado e controlado ao local, uso de calçados e equipamentos separados para cada local/granja e pedilúvios nas entradas dos locais/granjas minimizam o risco da introdução do vírus de Bronquite Infecciosa (VBI). Medidas higiênicas têm como objetivo minimizar o nível de vírus infeccioso. Um método estruturado é necessário para prevenir infecções:

  • Limpeza seca- remoção e descarte de todo o material orgânico do local (no caso de chão de terra batida, isso deve incluir a remoção de 4-5 cm da superfície do solo).
  • Limpeza molhada- a limpeza de galinheiros utilizando água sob alta pressão (35-55 Bar) para garantir a remoção de todo o material orgânico. É aconselhável acrescentar detergentes para ajudar o processo de limpeza.
  • Desinfecção- aplicação de um desinfetante adequado para reduzir a infectividade de qualquer partícula restante de vírus. É fácil matar o VBI, mas é crucial aplicar desinfetantes na concentração correta com um tempo adequado de contato. De modo geral, produtos contendo formaldeído, agentes que liberam cloro, ou compostos de amônia quaternária são adequados.

O período de inatividade entre sucessivos lotes de aves deve ser maximizado (recomenda-se um período mínimo de dez dias). Controlar o VBI em localidades onde há animais de diversas idades é um desafio muito grande e exige um rígido controle do movimento do pessoal e de equipamento entre os aviários.