Diagnóstico da Bronquite Infecciosa (BI)

Sinais clínicos

É muito difícil diagnosticar a Bronquite Infecciosa apenas com base nos sinais clínicos.

  • Sinais respiratórios - Sinais respiratórios semelhantes àqueles ocasionados por BI são observados em muitas outras doenças respiratórias, como a Doença de Newcastle, Laringotraqueíte Infecciosa ou infecções por Pneumovírus (APV). Frequentemente, essas doenças se apresentam em formas mais brandas, impossibilitando a distinção entre uma doença e a outra.
  • Redução na produção de ovos e na qualidade dos ovos - A queda de produção é ainda menos específica. É freqüente que as lesões post-mortem não sejam conclusivas.

Testes de laboratório

O isolamento e a identificação do agente causal são necessários para o diagnóstico definitivo de BI. Os testes laboratoriais para identificar o genoma viral, antígenos virais (proteínas) ou anticorpos contra o vírus são importantes para confirmar as infecções do IBV.

O teste sorológico no momento em que ocorrem os sinais clínicos e duas ou três semanas mais tarde fornecem a melhor base para o diagnóstico sorológico. Isto também se aplica ao monitoramento dos resultados da vacinação. Para maiores detalhes, consulte testes laboratoriais.

broilers