Bronquite Infecciosa na Holanda

Variante D388 do Vírus da Bronquite Infecciosa

Introdução

Desde 2004, graves problemas na produção de ovos têm sido relatados na Holanda em diversas granjas que criam diferentes raças de frangos (de corte, reprodutoras e poedeiras).  Sinais respiratórios são relatados em frangos de corte com idade superior a 4 semanas.  Nas aves de produção, os problemas caracteriza-se por uma baixa taxa de produção, com níveis máximos atingindo somente entre 30% e 55% em lotes aparentemente saudáveis.  Algumas das aves mostram uma marcha peculiar (similar à de um pingüim) e abdômen pendular.  Esses casos foram associados com surtos anteriores de bronquite infecciosa nefropatogênica que ocorreram em 2003 em frangos de corte e fêmeas (poedeiras e reprodutoras), a partir dos quais foi isolada uma variante do vírus da BI denominada D388 pelo Serviço de Saúde Animal em Deventer, Holanda.  Usando um teste de PCR, foi demonstrado que este isolado poderia ser classificado, com concordância genotípica de 99%, como um isolado chinês chamado “QX”, e este é o nome pelo qual esta variante do IBV é agora conhecida.

Quando este isolado foi inoculado em aves SPF e comerciais, demonstrou ser nefropatogênica e que podia ser também detectado nos ovidutos das aves infectadas.

Este vírus da BI continua a ser uma causa importante de doença em lotes de aves em algumas partes da Europa, estando associado com nefrite e as chamadas “falsas poedeiras”, como resultado da infecção precoce com o vírus.  Em uma pesquisa recente usando a técnica RT-PCR (Worthington, KC et al, 2008), a variante QX do IBV foi detectada freqüentemente na Europa, Bélgica, Alemanha e França, porém não no Reino Unido nem na Espanha.

Exames pós-morte das galinhas afetadas

A necrópsia das aves infectadas com o vírus QX freqüentemente mostram ovidutos císticos com conteúdo aquoso que pode exceder um litro ou (parcialmente) ovidutos atróficos com grandes dilatações císticas. As paredes do oviduto são delgadas e transparentes nas áreas císticas. Os ovários das aves são funcionais e aparentam normalidade.

Clique nas miniaturas a seguir para ver fotografias das lesões acima:

IB lesions

lesões

lesões

lesões

Proteção

Os experimentos iniciais realizados no Serviço de Saúde Animal em Deventer mostraram que uma única aplicação de uma vacina viva do sorotipo Massachusetts não confere proteção suficiente contra o desafio com o isolado D388. Melhor proteção é alcançada quando vacinas de outros sorotipos são incluídas no programa de vacinação. Por exemplo, administrar uma vacinação inicial em 1 dia de vida com um tipo de vacina viva Massachusetts (p.ex., Nobilis® IB Ma5) seguido por revacinação em 14 dias de vida com uma vacina viva do tipo 4/91. Isto reforça a importância do conceito de protetotipos (para mais informações veja Sorotipos e protetotipos.

Experimental challenge graph

Desafio Experimental de 29 dias pós-vacinação com isolado D388 do IBV: Porcentagem do escore de cilioestase

Protegido = £ 50%
Desprotegido = ³ 50%

As aves foram vacinadas com um dia de vida com Nobilis® IB Ma5 e Nobilis® IB 4/91 e foram desafiadas com 28 dias de vida. O grupo vacinado mostra um excelente nível de proteção contra um desafio com D388 do IBV.

Referências

Beato MS, De Battisti C, Terregino C, Drago A, Capua I, Ortali G. (2005).
Evidence of circulation of a Chinese strain of infectious bronchitis virus (QXIBV) in Italy.
Veterinary Record, 2005, 156:720.

Davelaar FG, Kouwenhoven B, and Burger AG (1984)
Ocurrence and significance of infectious bronchitis virus strains in egg and broiler production in the Netherlands. Veterinary Quarterly(1984), 6, 114-120

Dolz, R., Pujols, J., Ordóñez, G., Porta, R. & Majó N. (2007).  Molecular epidemiology and evolution of avian infectious bronchitis virus in Spain over a fourteen-year period. Virology, 12, 20.

Landman, WJM, Dwars RM, and de Witt JJ (2005). High incidence of false layers in (re)production hens supposedly attributed to a juvenile infectious bronchitis virus infection
Proceedings of the fifty-fourth Western Poultry Disease Conference,
Vacncouver, Canada, 25-27 April, 2005

Worthington, K. J., Currie, R. J. W.  & Jones, R.C. (2008). An RT-PCR survey of infectious bronchitis virus genotypes in Western Europe from 2002 to 2006. Avian Pathology, 37

Início da página

Informação recente sobre vacinação contra D388 (QX)

  • Um estudo confirmou que a vacinação com as vacinas Ma5 e 4/91 podem ajudar a reduzir o impacto da cepa D388 (QX) do vírus da Bronquite Infecciosa.
  • Leia o sumário do estudo