Patogênese da Bronquite Infecciosa (BI)

Disseminação do vírus

A BI é altamente contagiosa. O período de incubação é relativamente curto (18 - 36 horas), com a doença se propagando pelo lote em um ou dois dias. O vírus de BI propaga horizontalmente via aerossol (espirros), através de materiais orgânicos contaminados, pela água de bebida e por equipamentos. Até o momento, a transmissão vertical (da galinha para sua progênie através do ovo) não tem demonstrado ser um fator importante.  Entretanto, a contaminação da superfície dos ovos com o IBV é uma maneira possível pela qual o vírus pode se disseminar em incubadoras e instalações de embalagem de ovos.

Patogênese

O vírus de Bronquite Infecciosa infecta e se replica no trato respiratório superior, causando a perda do revestimento de células protetoras dos seios nasais e da traquéia. Após uma breve viremia, o vírus pode ser detectado em muitos órgãos, incluindo os rins, o trato reprodutivo (Variante D388 (QX)) e tonsilas cecais. Algumas cepas de IBV, conhecidas como nefropatogênicas, causam lesões renais.

A incidência de danos renais associados a infecções por diversas cepas do vírus da Bronquite Infecciosa vem aumentando, principalmente em frangos de engorda.

Lesões renais associadas com diferentes cepas do vírus da bronquite infecciosa são uma característica cada vez mais importante das infecções da BI, especialmente em frangos de corte.